O que é o PCM?
Quando você está trabalhando com problemas graves de comportamento, você precisa do Sistema de Gerenciamento de Crises mais eficaz e humano do mundo
Você não concorda que um sistema profissional de gestão de crises deve reduzir drasticamente o número de incidentes e, quando um ocorre, a intervenção pode realmente parar alguém com segurança e sua equipe permanece segura e confiante para intervir. É um sistema profissional eficaz de gestão de crises?
Você também concorda que queremos preservar a dignidade do aluno e tratá-lo da forma mais humana possível (isto é, confortável e sem dor), mesmo que ele possa estar tentando prejudicar a si mesmo e/ou a outros?
Isso é exatamente o que o PCMA oferece com o PCM.
Empurrar alguém em uma posição dolorosa no cimento não é humano e será contraproducente a longo prazo.
Alguns desses problemas parece familiar?
Muitas equipes descobrem que seus sistemas atuais não permitem que os membros contenham com segurança indivíduos maiores e mais fortes, resultando em ferimentos para a equipe e outras pessoas. As equipes que sentem que não conseguem controlar um aluno/cliente tenderão a deixar a crise continuar até parar naturalmente.
Com demasiada frequência, os estudantes/clientes podem ficar feridos durante as intervenções, sofrendo arranhões e hematomas, e talvez coisas piores. Isto causa grande preocupação a todas as partes, mas especialmente aos pais e defensores.
As crises às vezes duram muito tempo (mais de uma hora), colocando o indivíduo em maior risco de lesões e perdendo tempo valioso de educação/tratamento para possivelmente todos os indivíduos no ambiente. Estas crises de longa duração obrigam-nos a retirar pessoal de todas as instalações para fazer face à emergência.
As crises acontecem com muita frequência em nossas instalações. Várias vezes por dia para o mesmo indivíduo ou várias vezes por dia para cada unidade residencial ou sala de aula.
Às vezes, os alunos acabam no chão sujo ou na terra ou em posições não naturais que podem ser indignas e/ou humilhantes. Isso pode resultar em menor autoestima dos alunos e alimentar episódios futuros.
Procedimentos que são altamente coercivos (desnecessariamente fortes e dolorosos) e podem ser confundidos com táticas policiais, podem destruir relacionamentos e causar retaliação e bloquear o progresso terapêutico/educacional
Muitas vezes, os funcionários não têm certeza de como proceder no final de uma crise. Por exemplo, às vezes os indivíduos são solicitados a retomar atividades anteriores para as quais não estão preparados. Isso pode fazer com que o indivíduo volte à crise.
O PCM oferece essas soluções:
Com o PCM, a maioria das equipes serão capazes de conter com segurança a maioria dos indivíduos que atendem usando apenas procedimentos menos restritivos (acompanhantes), mas para pessoas maiores, mais fortes e mais perigosas, as equipes poderão usar procedimentos mais restritivos, porém seguros.
É impossível garantir que não haja lesões as equipes ou clientes, quer as equipes intervenham fisicamente ou não façam nada. Lesões também podem ocorrer na PCM, mas são muito raras, muito leves e, na maioria dos casos, evitáveis. Parte da nossa cobertura SPA (Funcionários, Pais, Administradores) é explicar aos pais que qualquer aluno com problemas graves de comportamento corre risco de lesões até que esses problemas sejam resolvidos. Existe risco de lesão sem intervenção, com a intervenção errada e até com a intervenção certa, mas o risco é sempre menor com a intervenção certa.
Ninguém pode garantir sempre uma crise curta, mas os procedimentos PCM foram especificamente concebidos para encurtar a duração das retenções, dando feedback ao indivíduo que, em alguns casos, pode reduzir a contenção para apenas 12 segundos.
A maioria das crises pode ser evitada por pessoal certificado em PCM, utilizando uma combinação de ferramentas de prevenção simples, mas poderosas, e ferramentas de desescalada para indivíduos que se dirigem para uma crise. No início, o pessoal poderá necessitar de utilizar ferramentas frequentes de redução da escalada até que os seus sistemas de prevenção estejam em vigor.
O praticante do PCM protege a dignidade individual, garantindo que nunca seja colocado no chão ou numa posição estranha e não natural. PCM quebra o ciclo de baixa autoestima que leva a episódios futuros.
Todos os procedimentos do PCM são indolores e utilizam o posicionamento natural do corpo, reduzindo assim qualquer coerção desnecessária, quebrando o ciclo de crise e retaliação. Porque estes procedimentos são tão confortáveis quanto possível, os alunos/clientes já não veem os professores/funcionários como “o inimigo”.
O PCM ensina sua equipe a reconhecer quando um indivíduo está pronto para voltar à sua rotina normal e também ensina a sua equipe as etapas corretas a serem tomadas para que o indivíduo volte a ser produtivo.
CICLO DA CRISE
1. A prevenção é um conjunto de estratégias que os funcionários/professores usam para manter os indivíduos tão estáveis quanto possível.
2. A desaceleração é um conjunto de estratégias relacionadas que os funcionários/professores usam para devolver o indivíduo ao funcionamento estável quando estão a caminho de uma crise
3. A intervenção em crises é um conjunto de procedimentos físicos altamente estruturados, concebidos para maximizar a segurança e, ao mesmo tempo, minimizar a duração da contenção.
4. A reintegração é um conjunto de procedimentos concebidos para acelerar o regresso a um funcionamento estável, minimizando ao mesmo tempo o risco de uma segunda crise.
“Cada conjunto de procedimentos é fisiologicamente correto em relação ao tamanho do indivíduo”. Renatta Reeves MD, Oklahoma
Todos podemos concordar que uma bússola é inicialmente muito mais barata do que um GPS de qualidade, mas uma vez perdida, os custos associados para voltar ao caminho certo não são mais comparáveis. Uma bússola certamente apontará na direção certa, mas não pode dizer como chegar do ponto A ao ponto B ou quanto tempo levará para chegar lá.
O modelo Professional Crisis Management (PCM) é como instalar um GPS de qualidade em seu carro. Você saberá exatamente quais caminhos seguir, quais evitar e quando chegar.
Desenvolvido a partir do final dos anos 80 e continuamente melhorado com os mais recentes conhecimentos científicos e feedback prático dos membros do PCMA, o sistema PCM começou com a ideia de que as intervenções têm de ser indolores mas eficazes, unindo o campo do Posicionamento Natural do Corpo com a Ciência Comportamental. Isso levou à reputação de que o PCM é “bom para os casos difíceis”. No entanto, a adição de procedimentos não físicos significativos aumentou a vasta gama de comportamentos, desde “ligeiramente perturbadores a graves”, que podem ser abordados com PCM. O PCM está voltado para indivíduos em idade escolar e portadores de necessidades especiais, portanto ajustará seus procedimentos físicos ao tamanho do corpo. NÃO se destina ao uso em instalações correcionais. É um sistema de gestão de crises, não um sistema completo de tratamento.
Prevenção
Ao contrário da maioria dos outros sistemas, o PCM enfatiza a utilização de estratégias comportamentais comprovadas antes de quaisquer sinais de crise e mesmo antes de comportamentos pré-crise . Na prevenção, o objetivo é manter estáveis as pessoas estáveis. Até que ponto o PCM se concentra na Prevenção? Apenas um exemplo de estratégia comportamental nesta fase, apenas uma entre 5 estratégias de apenas uma das 12 categorias de estratégias de prevenção (maximização de relacionamentos), é perguntar a um indivíduo sobre seus hobbies favoritos. As pessoas geralmente adoram falar sobre as coisas que amam e provavelmente também gostarão mais de você agora. Você não concorda que um aluno que gosta do professor será mais fácil de ensinar?
Desaceleração
Muitos sistemas afirmam ensinar prevenção, mas na verdade estão começando pela desescalada. No PCM, desescalar significa ajudar a devolver um indivíduo que está quase em crise a uma condição estável. Ao contrário de outros sistemas, o PCM reconhece o comportamento fora da tarefa e descomprometido (o PCM chama isto de nível 1 pré-crise) como um precursor da crise. Portanto, temos inúmeras estratégias para parar e redirecionar estes comportamentos fora da tarefa antes que se transformem numa crise. Ensinamos você a identificar 3 níveis diferentes de comportamento pré-crise, cada um com seu próprio conjunto especializado de estratégias.
Intervenção de crise:
Nos raros casos em que a prevenção e a desescalada não foram suficientes e ocorre uma crise real, então aplicamos procedimentos de intervenção em crises. O sistema Profissional de Gestão de Crises incorpora uma metodologia única conhecida como Dynamic Holding. A maioria das pessoas encara a contenção como uma decisão de “tudo ou nada”, mas usando a contenção dinâmica, a equipe aprenderá como alterar os procedimentos em tempo real para dar feedback ao indivíduo. Esse feedback permite que o indivíduo aprenda a relaxar e encerrar rapidamente o procedimento. Essa dinâmica dá ao indivíduo uma sensação de controle sobre a situação. Agora que o indivíduo relaxou, a equipe pode começar a liberar sistematicamente, o que leva apenas 12 segundos. Outra razão pela qual os indivíduos podem relaxar rapidamente é que o PCM utiliza apenas o posicionamento natural do corpo, evitando assim todos os movimentos estranhos e procedimentos potencialmente dolorosos/humilhantes. Pessoas que estão seguras em uma posição natural e confortável podem relaxar muito mais rapidamente.
Reintegração:
Quando uma crise for resolvida, o próximo objetivo é levar o indivíduo de volta à sala de aula/área de tratamento o mais rápido possível para minimizar a perda de tempo educacional ou de tratamento. Os funcionários que não entendem como verificar a prontidão de um indivíduo para retomar as atividades podem facilmente enfrentar novamente uma crise. O sistema PCM orienta sua equipe através de 2 níveis de estratégias pós-crise. O primeiro conjunto de estratégias centra-se no período imediatamente após uma crise, em que o pessoal utiliza verificações sistemáticas para a cooperação. Um segundo conjunto de estratégias centra-se na verificação do interesse em atividades típicas, na procura de mudanças importantes no afeto e na tentativa de algumas atividades simples e familiares para confirmar se o indivíduo está pronto para ser produtivo novamente.
Nem todas as crises são iguais (veja a nossa página sobre “de que crise estamos a falar” ) e, portanto, a PCMA também não oferece uma solução de gestão de crises de “tamanho único”.
Na verdade, existem cinco tipos diferentes de certificações de gestão de crises oferecidas pela Associação PCM.
Algumas organizações nunca enfrentam qualquer situação que exija uma verdadeira intervenção física em crise! Eles ficariam bem com nosso treinamento ‘Ferramentas de Comportamento Diário’.
Para mais informações sobre cada tipo de certificação veja abaixo.
Este treinamento baseado em ABA é apropriado para profissionais que devem adotar uma abordagem “sem mãos” para gerenciamento de crises e mostra como prevenir crises melhorando drasticamente seus relacionamentos com seus clientes/alunos. Este treinamento é especialmente útil para indivíduos de alto desempenho com boas habilidades linguísticas e que podem apresentar comportamentos incômodos/perturbadores, como não conformidade, protestar vocalmente ou irritar a equipe.
Essa ferramenta é um treinamento autônomo, mas também é um excelente complemento ao treinamento de PCM.
O modelo em que se baseia foi originalmente desenvolvido e posteriormente adaptado por uma equipe dedicada de Analistas de Comportamento Certificados pelo BACB e é baseado no trabalho marcante do Dr. Glenn Latham, um proeminente psicólogo, analista de comportamento, autor e apresentador.
Este treinamento é essencialmente o PCM sem o componente de contato físico. É apropriado para profissionais que trabalham e apoiam outros que são certificados pelo PCM. Fornece informações sobre prevenção de crises e redução do comportamento pré-crise, bem como informações sobre reintegração.
Este nível de certificação é apropriado para profissionais que trabalham com indivíduos no Nível 2 da Matriz de Severidade da Crise. Os praticantes aprenderão todas as estratégias não físicas (prevenção, desaceleração, reintegração). Eles também aprenderão técnicas de segurança pessoal (liberação de mordida) e procedimentos de transporte (escolta).
Este nível de certificação é apropriado para profissionais que trabalham com indivíduos no Nível 3 da Matriz de Severidade da Crise. Os praticantes aprenderão todas as estratégias não físicas (prevenção, desaceleração, reintegração). Eles também aprenderão técnicas de segurança pessoal (liberação de mordida), procedimentos de transporte (escolta) E imobilizações verticais (em pé).
Este nível de certificação é apropriado para profissionais que trabalham com indivíduos nos Níveis 3 OU 4 da Matriz de Severidade de Crise. Os praticantes aprenderão todas as estratégias não físicas (prevenção, desaceleração, reintegração). Eles também aprenderão técnicas de segurança pessoal (liberação de mordida), procedimentos de transporte (escolta), imobilizações verticais (em pé) E imobilizações horizontais (deitado de bruços ou supino em um tapete)
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