O fonoaudiólogo é o profissional que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação: a fala, a voz, a linguagem (oral e escrita), a audição e as funções do sistema estomatognático (deglutição, sucção, respiração e mastigação). O papel do fonoaudiólogo é atuar na promoção, prevenção e reabilitação da saúde de indivíduos com os transtornos da comunicação. Através da avaliação, do diagnóstico e da terapia. O profissional também é apto em atuar em ensino, pesquisa e consultoria.

Quando procurar um fonoaudiólogo ?

Sugere-se procurar um fonoaudiólogo na presença dos seguintes sintomas:

Motricidade oral

Problemas relacionados com a deglutição, mastigação, sucção, respiração e fala (dificuldades articulatórias).

Voz

Rouquidão (fala e/ou canto), fadiga ao falar, ausência de voz repentinos ou após procedimentos cirúrgicos, etc;

Audição

Dificuldades de audição e equilíbrio em geral (do diagnóstico ao tratamento), dificuldade em compreender o que escuta (processamento auditivo).

Linguagem

Dificuldade no aprendizado da fala (após traumatismos e/ou outras patologias), presença de trocas na fala não esperadas para a faixa etária, atraso no desenvolvimento da fala, transtornos da fluência de fala (gagueira/taquifemia), dificuldade no aprendizado da leitura e escrita, etc;

Qual o trabalho do fonoaudiólogo em indivíduos com transtorno do espectro do Autismo?

Com as crianças que se enquadram no Transtorno do Espectro do Autismo, o papel do fonoaudiólogo é intervir nas dificuldades individualizadas de cada indivíduo.

As principais características encontradas nestes indivíduos são:

Após adequada avaliação com protocolos adequados e validados, é realizado um planejamento individualizado e é iniciada a intervenção específica para o transtorno identificado;

Quer entender melhor como funciona? Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas.

Conheça nossos fonoaudiólogos

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Flavia Molina

CRFa: 2-2694

Fonoaudióloga formada pela FMU e apaixonada pelo desenvolvimento infantil. Meu objetivo de atuação é ajudar crianças e adolescentes a desenvolver uma comunicação eficaz, atuando principalmente nas áreas de transtornos da aquisição de fala e linguagem, leitura e escrita, Transtorno do Espectro do Austimo e Comunicação Alternativa e Aumentativa