Terapia Ocupacional

Paciente Erick em sessão de terapia ocupacional
Direito de uso de imagem autorizado

A Terapia Ocupacional Infantil é realizada quando o desenvolvimento na infância não acontece de maneira adequada. E visa promover a prevenção, tratamento e reabilitação de crianças que apresentem alterações físicas, sensoriais, cognitivas, psicomotoras e sociais. Tornado essa criança capaz de realizar suas atividades cotidiana com autonomia e independência.

Quando falamos em Terapia Ocupacional Infantil, nos remetemos a quatro grandes áreas nas quais são de extrema importância na infância: AVDs (atividades da vida diária), as funções sensoriais, as atividades escolares e o brincar.

O objetivo central da terapia ocupacional é ajudar o indivíduo a melhorar a qualidade de vida em casa e na escola. O terapeuta ajuda a introduzir, manter e melhorar as habilidades para que essas crianças possam chegar à autonomia e independência.

Estas são algumas das habilidades que a terapia ocupacional pode promover:

E também o terapeuta ocupacional orienta os familiares, professores e demais profissionais que precisam de ajuda para compreender e saber lidar com crianças que apresentam algum tipo de comprometimento, para que estas se desenvolvam e consigam interagir nos ambientes que frequentam e com as pessoas com as quais convivem.

Quer entender melhor como funciona? Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas.

Conheça nossos terapeutas

Alexandra Kaoru Shiono

CREFITO 3/ 7892- TO

Terapeuta Ocupacional, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Cursando Pós-Graduação em Arteterapia – Instituto Freedom; Pós em Terapia Ocupacional em ABA (Ensino à Distância); Pós graduada em Gerontologia pelo Albert Einstein e realizando o curso de Integração Sensorial Módulo I e II, pela Ludens. Experiência no Japão, como orientação aos pais brasileiros com filhos com diagnóstico de TEA e bolsas de estudos como são os tratamentos em diversos profissionais, focando mais em T.O. Atualmente trabalha no ESPAÇO CONVIVER E APRENDER e no convênio médico AMEPLAN, unidade Santo amaro.

Larice Pinto de Almeida

CRP: 06/68431

Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal do Pará – UFPA, em 2018.

Pós – Graduada em Terapia Ocupacional Pediátrica (Faculdade Unyleya). Pós – Graduada em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo – ABA (Faculdade Unyleya). Formação em Ensino de Habilidades de Autocuidados para pessoas com autismo. Capacitação em Estratégias da Análise do Comportamento Aplicada para Intervenção em Dificuldades Alimentares na infância, CIIAP (Centro Inclusivo Interdisciplinar Acadêmico de Pernambuco). Capacitação sobre o Desenvolvimento Psicomotor na infância. Capacitação de Avaliação Infantil na Terapia Ocupacional. Curso básico de Integração Sensorial (CBI of MIAMI). Possuo experiência na área de Terapia Ocupacional clínica infantil, com crianças que apresentam atraso no neurodesenvolvimento (TEA, TDAH e Down), estimulação precoce e atendimentos em equipe multiprofissional.