Psicologia / Psicoterapia

Terapia baseada em ABA (Análise do Comportamento aplicada)

Análise do Comportamento Aplicada é uma ciência que utiliza o campo experimental para promover conhecimento acerca das necessidades de uma determinada população e demanda. A terapia em Aba tem embasamento com evidência científica, Devido grande comprovação de sua eficácia o tratamento é indicado em indivíduos com autismo.

Para avaliação o profissional especialista na área utiliza-se por meio de instrumentos voltados para levantamento dos déficits e excessos comportamentais apresentadas pela criança traçando os objetivos de intervenção a curto, médio e longo prazo.

Para a terapia ser em ABA recomenda-se intensidade e abrangência.

Nossos profissionais atuam supervisionando os acompanhantes terapêuticos, além de elaborar relatórios de discussão e também de orientação de pais e escola.

Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem psicológica, desenvolvida e popularizada na década de 1960, principalmente pelos trabalhos do Psicólogo Americano Aaron T. Beck.

A TCC surgiu a partir de uma interpretação alternativa para a depressão proposta por Beck, a qual, segundo o mesmo, é causada por uma visão disfuncional, rígida e generalizada que o individuo tem em relação a si mesmo (ex: “Eu sou um fracasso”), os outros (ex: “Ninguém se importa comigo”) e o futuro (ex:“As coisas nunca vão melhorar mesmo”) classificando assim, a tríade cognitiva.

Os pressupostos da TCC são:

Para a TCC, o que causa sofrimento ao homem não são as situações em si, mas a interpretação que o individuo faz de tal evento. Para exemplificar, podemos considerar duas pessoas que estão em processo de entrar na aposentadoria. Uma delas considera que isso significa que não terá mais utilidade para nada, e que está no fim da vida; Interpretação essa, que gera ansiedade, tristeza e apatia. Outra, por sua vez, entende que é uma nova fase, e que agora terá mais liberdade para poder fazer outras coisas na sua vida, se sentindo tranquilo e confiante, e consequentemente, se engajando em atividades que geram bem estar, e estabelecendo uma rotina, na medida do possível, prazerosa. Ou seja, a interpretação que o individuo tem, influencia como ele vai lidar com a situação.

Tal abordagem trabalha na identificação de pensamentos automáticos e crenças disfuncionais que afetam os mais diversos aspectos da vida do paciente, desde sua vida profissional, relacionamentos afetivos, valores pessoais, e objetivos a longo prazo. Identificando e reestruturando essas crenças, visando Psicoeducar o paciente a lidar de forma mais funcional e autônoma com suas questões.

A TCC é amplamente recomendada para o tratamento de diversos transtornos, tais como: Transtorno de Ansiedade Generalizada, Depressão, TOC, TEPT, entre outros. E tem protocolos cientificamente comprovados em relação á sua eficácia no tratamento destes.

Quer entender melhor como funciona? Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas.

Conheça nossos psicólogos

Thaiane Alonso
Vieira

CRP: 06/141939
Psicóloga formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Cursando Intervenção em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) para Autismo e Deficiência Intelectual. Atua na área clínica com demandas: conflitos emocionais e comportamentais de crianças com enfoque na Primeira Infância; realiza intervenção com estimulação precoce de crianças com suspeita de desenvolvimento atípico. Tem vários cursos para o público infantil, supervisiona os Acompanhantes Terapêutico e é Sócia Proprietária do Espaço Conviver e Aprender.

Kevin Queiroz
da Silva

CRP 06/138743

Psicólogo clínico. Formado pela universidade São Judas. Especialista em Terapia cognitivo comportamental (CETCC). Formado em Terapia dos esquemas (CETCC)

Atendimento com crianças (a partir dos 8 anos), adolescentes, adultos e casal.

Maria Carolina Antunes De Barros Sousa

CRP 06/165667

Bacharel em Psicologia pela Universidade Anhembi Morumbi, pós graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual pelo CBI of Miami – Child Behavior Institute. Experiência profissional como Supervisora ABA, nas funções de Acompanhante Terapêutico com crianças atípicas, psicóloga responsável pelo atendimento clínico com crianças típicas.

Mayara Pereira
Silva

CRP: 06/151264

Psicóloga pela Universidade São Judas, especialista em Análise do Comportamento Aplicada e Deficiência Intelectual pelo CBI Of Miami, atua na área de intervenção para o desenvolvimento infantil há seis anos, atualmente presta atendimento e supervisão de equipe no Espaço Conviver e Aprender para crianças e adolescentes dentro do espectro do Autismo ou questões do desenvolvimento, também realiza formações de equipe de especialistas e acompanhantes terapêuticos, orientação familiar, em escolas parceiras e aulas em cursos curtos da área.

Yanka Jamyllys Guedes Ferreira

CRP: 06/167137

Psicóloga pela Universidade Paulista – Unip. Pós graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Estácio. Possui diversos cursos voltados para a área infantil. Possui experiência clínica com crianças, adolescentes e adultos. Atualmente presta atendimento como Psicóloga e Acompanhante Terapêutica atuando com crianças típicas e atípicas no espaço conviver e aprender.

Renata Aparecida de Oliveira Rocha

CRP 06/73290

Psicóloga, Especialista em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Alfabetização e Análise do Comportamento Aplicada.

Trabalha atualmente com atendimento clínico, supervisões, consultorias, orientação de pais, formação de profissionais, coordenadora de intervenções comportamentais
Coautora do livro Autismo: um olhar a 360°

Raissa Lohane Barbosa Pereira

CRP 06/167286

Psicóloga pela Universidade Paulista – UNIP, atualmente cursa pós-graduação em Intervenções Precoces no Autismo pelo CBI Of Miami. Trabalha com crianças neuroatípicas desde 2018, prestando serviço em ambiente clínico, domiciliar e escolar. Possui cursos de formação sobre avaliação e estimulação de crianças com atraso do neurodesenvolvimento, funções executivas e terapia ABA. Atende crianças na abordagem comportamental no Espaço Conviver e Aprender.

Carolina Andrade
Iodice

CRP: 06/179066

Psicóloga pela Universidade São Judas, presta atendimento no Espaço Conviver e Aprender para crianças e adolescentes com foco na psicoeducação dos sentimentos e emoções.

Cursos: Capacitação em Ludodiagnóstico, Acompanhante Terapêutico e Introdução a Análise do Comportamento Aplicada.

Thainá Rocha
Amorim

CRP: 06/173866

Psicóloga formada pela Universidade Paulista (UNIP), cursando ABA com ênfase em Estratégias Naturalísticas e Acompanhamento Terapêutico. Possui experiência com crianças e adolescentes dentro do espectro do autismo. Atualmente presta atendimento no Espaço Conviver e Aprender no ambiente clínico e escolar.

Guilherme Silva
Gonçalves

CRP 06/175282

Psicólogo clínico de orientação junguiana. Terapeuta em análise aplicada do comportamento. Membro fundador da Liga Acadêmica de Pesquisas e Estudos Junguianos (LAPEJ) da FMU (2019-2021). Membro do departamento de literatura do Instituto Junguiano de São Paulo (IJUSP). Membro do Núcleo de Integração entre Psicologia analítica, neurociências e psiquiatria da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA).

Publicações:

https://self.ijusp.org.br/self/article/view/118/345

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-08252021000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Marilivia
Fazolo

CRP 06/87586

Psicóloga pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Cursa especialização em Neuropsicologia na Santa Casa de Misericórdia – SP.

Atua como psicóloga e psicopedagoga clínica em atendimentos individuais a crianças e adolescentes, busca auxiliar aqueles que procuram compreensão e equilíbrio das emoções, pensamentos e comportamentos. Possui também, experiência em avaliação e intervenção com crianças que apresentam dificuldades e transtornos de aprendizagem.

Fernanda Tresca de Vasconcelos Duque

CRP: 06/146658

Psicóloga pela Universidade Cruzeiro do Sul presta atendimento no Espaço Conviver e Aprender para crianças com demandas comportamentais e dentro do espectro do Autismo. Possui experiência como acompanhante terapêutica em ambiente escolar e domiciliar além de possuir cursos voltados à alfabetização para crianças com autismo. Cursa especialização em Clínica Analítico Comportamental Infantil: práticas e recursos terapêuticos baseados em ABA pelo CBI Of Miami.

Soraia Renata Conte de Campos

CRP: 06/61698

Psicóloga pela Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos;

Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CETCC;

Pós-Graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada a Infância e Adolescência pelo CETCC.

Cursos de Extensão em:

Terapia Cognitivo-Comportamental focada em crianças e adolescentes;

Terapia do Esquema focada em crianças, adolescentes e orientação de pais;

ABA – Introdução a Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo;

Psicofarmacologia Clínica.

Tatiane Rodrigues
de Araújo

CRP: 06/155131

Psicóloga e Especialista em Análise do comportamento aplicada ao autismo pela UFSCAR.

Cursos extras: Terapia ABA no autismo para pai e aplicadores
Vb-mapp e comportamento verbal pela Lahmiei PEPr; Manejo de comportamento inapropriado;

Manejo de estereotipias
Atualmente trabalho como Supervisora ABA no Espaço Conviver e Aprender

Maria de Fátima Franco Cardoso

CRP: 06/68431

Psicóloga pela Universidade São Marcos – São Paulo. Especialista em Neuropsicologia com formação em Reabilitação Cognitiva pela EPP – IPQ HCFMUSP. Pós graduanda em Neuropsicologia Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista pelo CBI Of Miami. Extensão em Terapia Cognitiva Narrativa & Focada na Compaixão pelo IPQ HCFMUSP. Extensão em Saúde e Educação Sexual pelo Falando Naquilo – Treinamentos.Atua com avaliação neuropsicológica, reabilitação cognitiva e terapia cognitiva comportamental com crianças, adolescentes e adultos.Consultora em Saúde e Educação Sexual.