Psicopedagogia

A Psicopedagogia é uma ciência relativamente nova, que surgiu com a necessidade de responder às questões sobre o fracasso escolar e as dificuldades nos processos de aprendizagem. Ela não é simplesmente a união entre a psicopedagogia e a pedagogia, pois ela atua justamente nas situações em que nem o psicólogo e nem o pedagogo conseguem dar respostas efetivas.

O Psicopedagogo é o profissional capacitado e especializado para realizar avaliações e intervenções psicopedagógicas. Ele atua na investigação das causas das dificuldades ou transtornos de aprendizagem, na forma como cada pessoa aprende e no desenvolvimento das habilidades cognitivas.

As intervenções psicopedagógicas são sessões realizadas após o processo de avaliação das dificuldades e potencialidades das pessoas, que tem como objetivos:

É através de jogos, brincadeiras, atividades motoras, que em uma sessão de terapia psicopedagógica, desenvolvemos estratégias de prevenção e reabilitação referente a problemas de aprendizagem, tais recursos tornam o processo mais prazeroso e podem auxiliar na identificação do bloqueio da aprendizagem, seja ele de origem social, físico ou psicológico, tornando o paciente mais autônomo e independente.

Paciente Thiago em terapia psicopedagógica

Direito de uso de imagem autorizado
Direito de uso de imagem autorizado

Quem pode ser beneficiado pela psicopedagogia?

Quer entender melhor como funciona? Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas.

Conheça nossos psicopedagogos

Daniela Alonso Vieira

Diretora do Espaço Conviver e Aprender. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada pela Ufscar.

Possui especialização em Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia, Alfabetização e Letramento, MBA-Gestão Educacional e Pedagogia Empresarial, Foi docente nos cursos do Ensino Superior, Pedagogia e Pós-Graduação.

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade da Cidade de São Paulo.

Atua como Palestrante, trabalha também com formação em escolas e na própria instituição, além de desenvolver e promover cursos para estudantes e profissionais da área da saúde e educação. Tem se dedicado aos estudos e pesquisas sobre TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), tanto na área clínica como institucional. Vasto conhecimento nos processos de aprendizagem com enfoque na alfabetização, leitura e escrita.

Márcia Santana de Paula Oliveira

Graduada em Pedagoga pela Universidade do Grande ABC (UNIABC). Pós Graduada em Psicopedagogia pela Universidade do Grande (UNIABC) e Educação Especial pela Faculdade de Monte Alto, realizei o curso CEOPP – Estágio Supervisionado em Paicopedagogia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI), possui cursos livres de Introdução ABA e Acompanhante Terapêutico pelo Espaço Conviver e Aprender e diversos cursos na área da Educação e Alfabetização.