Terapia ABA

ABA é uma sigla para Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis). “ABA é uma ciência complexa derivada do behaviorismo de Burrhus Frederic Skinner (1904-1990). É uma abordagem baseada em evidências científicas, foi originada nos EUA, na década de 60”.

A intervenção em ABA tem eficácia comprovada cientificamente no tratamento de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

“na área do TEA, a ABA é a terapia comportamental que funciona porque é intensiva, sistemática e ensina habilidades. O autismo não é curável, mas é educável”.

A terapia é planejada com base em uma avaliação inicial que é feita com o paciente, onde são determinados os objetivos terapêuticos que fundamentam todo o Plano de Intervenção.

As sessões de cada paciente são estruturadas com base nos objetivos definidos e a modalidade da intervenção varia de acordo com tais objetivos e pode ser modificada de acordo com a evolução do paciente.

Além disso, as sessões podem ser mais estruturadas ou mais naturalísticas, também de acordo com os objetivos traçados para cada momento do processo terapêutico.

“A proposta básica da ABA resume-se em estimular comportamentos funcionais e fortalecer as habilidades existentes, além de modelar aquelas que ainda não foram desenvolvidas de forma que o indivíduo aprenda a interagir com a sociedade, estendendo o atendimento a todos os ambientes em que a criança vive.

Em paralelo com esse trabalho que é desenvolvido com a criança, é feito o treino dos pais e dada uma assistência, pois entende-se que os problemas de uma criança autista não estão restritos apenas a ela, abrangem a família também. Fora isso, sabe-se que as crianças se comportam de maneira diferente na clínica e em casa, portanto, é fundamental que os pais saibam como lidar com os problemas e dificuldades dos filhos no ambiente doméstico.”

Referência: https://sites.usp.br/psicousp/analise-do-comportamento-auxilia-no-tratamento-de-tea/

Quer entender melhor como funciona? Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas.