Análise do Comportamento Aplicada é uma ciência que utiliza o campo experimental para promover conhecimento acerca das necessidades de uma determinada população e demanda. A terapia em ABA tem embasamento com evidência científica, devido grande comprovação de sua eficácia ela é indicada para o tratamento de indivíduos com autismo.
Para avaliação o profissional especialista na área utiliza-se de instrumentos voltados para levantamento dos déficits e excessos comportamentais apresentadas pela criança traçando os objetivos de intervenção a curto, médio e longo prazo.
Para a terapia ser em ABA recomenda-se intensidade e abrangência.
Nossos profissionais atuam supervisionando os acompanhantes terapêuticos, além de elaborar relatórios de discussão e também de orientação de pais e escola
A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem psicológica, desenvolvida e popularizada na década de 1960, principalmente pelos trabalhos do Psicólogo Americano Aaron T. Beck.
A TCC surgiu a partir de uma interpretação alternativa para a depressão proposta por Beck, a qual, segundo o mesmo, é causada por uma visão disfuncional, rígida e generalizada que o individuo tem em relação a si mesmo (ex: “Eu sou um fracasso”), os outros (ex: “Ninguém se importa comigo”) e o futuro (ex:“As coisas nunca vão melhorar mesmo”) classificando assim, a tríade cognitiva.
Os pressupostos da TCC são:
Para a TCC, o que causa sofrimento ao homem não são as situações em si, mas a interpretação que o indivíduo faz de tal evento. Para exemplificar, podemos considerar duas pessoas que estão em processo de entrar na aposentadoria. Uma delas considera que isso significa que não terá mais utilidade para nada, e que está no fim da vida; Interpretação essa, que gera ansiedade, tristeza e apatia. Outra, por sua vez, entende que é uma nova fase, e que agora terá mais liberdade para poder fazer outras coisas na sua vida, se sentindo tranquilo e confiante, e consequentemente, se engajando em atividades que geram bem estar, e estabelecendo uma rotina, na medida do possível, prazerosa. Ou seja, a interpretação que o individuo tem, influencia como ele vai lidar com a situação.
Tal abordagem trabalha na identificação de pensamentos automáticos e crenças disfuncionais que afetam os mais diversos aspectos da vida do paciente, desde sua vida profissional, relacionamentos afetivos, valores pessoais, e objetivos a longo prazo. Identificando e reestruturando essas crenças, visando psicoeducar o paciente a lidar de forma mais funcional e autônoma com suas questões.
A TCC é amplamente recomendada para o tratamento de diversos transtornos, tais como: Transtorno de Ansiedade Generalizada, Depressão, TOC, TEPT, entre outros. E tem protocolos cientificamente comprovados em relação á sua eficácia no tratamento destes.
Quer entender melhor como funciona? Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas.
Psicóloga, Especialista em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Alfabetização e Análise do Comportamento Aplicada.
Trabalha atualmente com atendimento clínico, supervisões, consultorias, orientação de pais, formação de profissionais, coordenadora de intervenções comportamentais
Coautora do livro Autismo: um olhar a 360°
Psicóloga formada pela Universidade Paulista (UNIP), cursando ABA com ênfase em Estratégias Naturalísticas e Acompanhamento Terapêutico. Possui experiência com crianças e adolescentes dentro do espectro do autismo. Atualmente presta atendimento no Espaço Conviver e Aprender no ambiente clínico e escolar.
Psicóloga pela Universidade Paulista – UNIP, atualmente cursa pós-graduação em Intervenções Precoces no Autismo pelo CBI Of Miami. Trabalha com crianças neuroatípicas desde 2018, prestando serviço em ambiente clínico, domiciliar e escolar. Possui cursos de formação sobre avaliação e estimulação de crianças com atraso do neurodesenvolvimento, funções executivas e terapia ABA. Atende crianças na abordagem comportamental no Espaço Conviver e Aprender.
Psicólogo clínico de orientação junguiana. Terapeuta em análise aplicada do comportamento. Membro fundador da Liga Acadêmica de Pesquisas e Estudos Junguianos (LAPEJ) da FMU (2019-2021). Membro do departamento de literatura do Instituto Junguiano de São Paulo (IJUSP). Membro do Núcleo de Integração entre Psicologia analítica, neurociências e psiquiatria da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA).
Publicações:
https://self.ijusp.org.br/self/article/view/118/345
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-08252021000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Psicóloga pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Cursa especialização em Neuropsicologia na Santa Casa de Misericórdia – SP.
Atua como psicóloga e psicopedagoga clínica em atendimentos individuais a crianças e adolescentes, busca auxiliar aqueles que procuram compreensão e equilíbrio das emoções, pensamentos e comportamentos. Possui também, experiência em avaliação e intervenção com crianças que apresentam dificuldades e transtornos de aprendizagem.
Psicóloga pela Universidade Cruzeiro do Sul presta atendimento no Espaço Conviver e Aprender para crianças com demandas comportamentais e dentro do espectro do Autismo. Possui experiência como acompanhante terapêutica em ambiente escolar e domiciliar além de possuir cursos voltados à alfabetização para crianças com autismo. Cursa especialização em Clínica Analítico Comportamental Infantil: práticas e recursos terapêuticos baseados em ABA pelo CBI Of Miami.
Psicóloga pela Universidade São Marcos – São Paulo. Especialista em Neuropsicologia com formação em Reabilitação Cognitiva pela EPP – IPQ HCFMUSP. Pós graduanda em Neuropsicologia Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista pelo CBI Of Miami. Extensão em Terapia Cognitiva Narrativa & Focada na Compaixão pelo IPQ HCFMUSP. Extensão em Saúde e Educação Sexual pelo Falando Naquilo – Treinamentos.Atua com avaliação neuropsicológica, reabilitação cognitiva e terapia cognitiva comportamental com crianças, adolescentes e adultos.Consultora em Saúde e Educação Sexual.
Graduada em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós graduada na abordagem clínica TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), pela Universidade Cruzeiro do Sul. Iniciando especialização em Neuropsicologia. Possui experiência em atendimentos clínicos e institucionais, tanto individuais quanto grupais. Possuí também experiência em realizar atendimentos com crianças e adolescentes portadores do Espectro Autista, jovens e adultos típicos.
Psicóloga formada no ano de 2021 pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Pós-graduada em Intervenção ABA aplicada ao TEA pela Faculdade Metropolitana. Tem experiência em atendimento de crianças com TEA há mais de um ano. Encantou-se pela área infantil desde o término da graduação.
Bacharel em psicologia pela universidade Nove de Julho, pós graduanda em Análise do comportamento aplicada pela ABAEDU.
Por já atuar no atendimento com crianças com atrasos no desenvolvimento e TEA desde 2020 possui alguns cursos na area, como ensino de habilidades sociais para adolescentes com TEA pelo Paradigma; ABA e Ensino naturalistico pelo Espaço Conviver e Aprender dentre outros.
Rua Desembargador Carneiro Ribeiro, 386 A - Artur Alvim - São Paulo - SP
Seg à Sex: 8h às 21h
Sábado: 8h às 14h
Fixo (11) 3571-6035
Clínica (11) 95457-6432
Cursos (11) 94877-4794
© 2020 Espaço Conviver e Aprender – Cursos CNPJ 46.991.301/0001-25 | Clínica CNPJ 32.005.574/0001-49 | CRP-J 06/8087/J