A Psicopedagogia é uma ciência relativamente nova, que surgiu com a necessidade de responder às questões sobre o fracasso escolar e as dificuldades nos processos de aprendizagem. Ela não é simplesmente a união entre a psicopedagogia e a pedagogia, pois ela atua justamente nas situações em que nem o psicólogo e nem o pedagogo conseguem dar respostas efetivas.
O Psicopedagogo é o profissional capacitado e especializado para realizar avaliações e intervenções psicopedagógicas. Ele atua na investigação das causas das dificuldades ou transtornos de aprendizagem, na forma como cada pessoa aprende e no desenvolvimento das habilidades cognitivas.
As intervenções psicopedagógicas são sessões realizadas após o processo de avaliação das dificuldades e potencialidades das pessoas, que tem como objetivos:
- Melhorar a autoestima das pessoas em relação à si e aos processos de aprendizagem;
- Reabilitar processos cognitivos que estejam em déficit, tais como: atenção, memória, percepção, leitura, escrita, raciocínio lógico, etc;
- Potencializar habilidades já existentes, tornando os processos de aprendizagem cada vez mais efetivos e significativos;
É através de jogos, brincadeiras, atividades motoras, que em uma sessão de terapia psicopedagógica, desenvolvemos estratégias de prevenção e reabilitação referente a problemas de aprendizagem, tais recursos tornam o processo mais prazeroso e podem auxiliar na identificação do bloqueio da aprendizagem, seja ele de origem social, físico ou psicológico, tornando o paciente mais autônomo e independente.
Paciente Thiago em terapia psicopedagógica
Quem pode ser beneficiado pela psicopedagogia?
- Todas as pessoas que tenham dificuldades de aprendizagem: independentemente de ter ou não prejuízo cognitivo ou deficiência;
- Todas as pessoas que queiram melhorar o seu nível cognitivo e potencializar suas habilidades e capacidade para aprender (estudantes, concurseiros, líderes empresariais, profissionais, etc.);
- Pessoas com transtornos de aprendizagem: dislexia, discalculia, disortografia ou disgrafia;
- Pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento: TDAH e TEA (Transtorno do Espectro Autista);
- Pessoas com deficiência e síndromes genéticas em geral;
- Instituições que precisem melhorar o potencial dos seus colaboradores.
Quer entender melhor como funciona? Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas.
Conheça nossos psicopedagogos
Daniela Alonso Vieira
Diretora do Espaço Conviver e Aprender. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada pela Ufscar.
Possui especialização em Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia, Alfabetização e Letramento, MBA-Gestão Educacional e Pedagogia Empresarial, Foi docente nos cursos do Ensino Superior, Pedagogia e Pós-Graduação.
Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade da Cidade de São Paulo.
Atua como Palestrante, trabalha também com formação em escolas e na própria instituição, além de desenvolver e promover cursos para estudantes e profissionais da área da saúde e educação. Tem se dedicado aos estudos e pesquisas sobre TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), tanto na área clínica como institucional. Vasto conhecimento nos processos de aprendizagem com enfoque na alfabetização, leitura e escrita.
Márcia Santana de Paula Oliveira
Graduada em Pedagoga pela Universidade do Grande ABC (UNIABC). Pós Graduada em Psicopedagogia pela Universidade do Grande (UNIABC) e Educação Especial pela Faculdade de Monte Alto, realizei o curso CEOPP – Estágio Supervisionado em Paicopedagogia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI), possui cursos livres de Introdução ABA e Acompanhante Terapêutico pelo Espaço Conviver e Aprender e diversos cursos na área da Educação e Alfabetização.