A Terapia Ocupacional Infantil é realizada quando o desenvolvimento na infância não acontece de maneira adequada. E visa promover a prevenção, tratamento e reabilitação de crianças que apresentem alterações físicas, sensoriais, cognitivas, psicomotoras e sociais. Tornado essa criança capaz de realizar suas atividades cotidiana com autonomia e independência.
Quando falamos em Terapia Ocupacional Infantil, nos remetemos a quatro grandes áreas nas quais são de extrema importância na infância: AVDs (atividades da vida diária), as funções sensoriais, as atividades escolares e o brincar.
O objetivo central da terapia ocupacional é ajudar o indivíduo a melhorar a qualidade de vida em casa e na escola. O terapeuta ajuda a introduzir, manter e melhorar as habilidades para que essas crianças possam chegar à autonomia e independência.
Estas são algumas das habilidades que a terapia ocupacional pode promover:
- Habilidades da vida diária, tais como o treinamento do banheiro, vestir-se, escovar os dentes, pentear cabelos, calçar sapatos, e outras habilidades de preparação;
- Habilidades motoras finas necessárias para a realização da escrita ou recorte e colagem;
- Habilidades motoras grossa (correr, pular andar de bicicleta);
- Estimulação sensorial (visual, audição, vestibular, propriocepção, gustação e olfação);
- Brincar funcional, resolução de problemas e habilidades sociais.
E também o terapeuta ocupacional orienta os familiares, professores e demais profissionais que precisam de ajuda para compreender e saber lidar com crianças que apresentam algum tipo de comprometimento, para que estas se desenvolvam e consigam interagir nos ambientes que frequentam e com as pessoas com as quais convivem.
Quer entender melhor como funciona? Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas.